Onça-parda é resgatada de garagem em Saquarema após intenso trabalho de resgate

Na terça-feira, uma onça-parda foi descoberta abrigada atrás de um carro na garagem de uma residência em Jaconé, Saquarema, no Rio. A Guarda Ambiental foi alertada pelos moradores que ficaram surpresos com a presença do felino.

O caso, ocorrido por volta das 15h30, mobilizou uma equipe especializada do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e veterinários do BioParque, já que o animal era de grande porte. Para a segurança dos habitantes locais e do felino, a primeira ação foi a delimitação da área pelo coordenador da Guarda Ambiental de Saquarema, Jefferson Pereira. O processo de resgate, meticulosamente planejado, durou cerca de seis horas.

A equipe, que chegou ao local perto das 22h, anestesiou o animal para facilitar a captura e realizou exames. De acordo com os resultados, o felino é um macho jovem adulto, pesando aproximadamente 40kg.

Especialistas do Inea, do Cras da Universidade Estácio e do BioParque avaliaram o animal. Izar Aximoff, biólogo do projeto Onças Urbanas, especulou que a onça poderia ser o mesmo indivíduo que o projeto vinha rastreando na Serra do Mato Grosso, abrangendo Maricá e Saquarema.

Após o resgate bem-sucedido, o animal foi libertado na quarta-feira em uma área florestal protegida da região, uma notícia celebrada pelos envolvidos devido à importância deste predador para a saúde dos ecossistemas florestais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima