PIS: Caixa libera abono salarial para nascidos em março e abril (ano base 2021)

A Caixa Econômica Federal está liberando o abono salarial para trabalhadores nascidos em março e abril, referente ao ano-base 2021. O pagamento começou em fevereiro e seguirá até julho, de acordo com a data de nascimento do beneficiário. O abono é destinado aos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos e que trabalharam formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. O valor máximo do abono é de um salário mínimo e o total a ser pago ultrapassa os R$ 20 bilhões, beneficiando cerca de 22 milhões de trabalhadores.

Os trabalhadores da iniciativa privada recebem pela Caixa Econômica Federal e os do setor público, pelo Banco do Brasil. Quem possui conta na Caixa terá o crédito depositado automaticamente e os demais receberão por meio da Poupança Social Digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível abrir a conta digital, o saque pode ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, de acordo com o calendário de pagamento.

Além disso, quem esqueceu de retirar o abono do PIS/Pasep referente a 2020 pode pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho, desde que entre com recurso administrativo. Segundo o Ministério, cerca de 400 mil trabalhadores deixaram de sacar o abono salarial de 2020, sendo que menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e 10% com direito ao abono do Pasep não retiraram o benefício. O pedido pode ser feito presencialmente, por telefone ou pela internet, por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. O prazo para retirar os recursos é de até cinco anos após a disponibilização dos valores.

Da redação
araruama.net – Tudo sobre Araruama

 

Rolar para cima