Uma recente pesquisa realizada pela organização Agenda Pública destacou Macaé como o município com a melhor saúde e gestão pública entre as 20 cidades do estado do Rio de Janeiro beneficiadas por royalties do petróleo. O estudo “Petróleo e Condições de Vida” avaliou múltiplos aspectos da administração dos recursos e dos serviços prestados à população nessas localidades.
Macaé, dentre os municípios com população entre 100 e 300 mil habitantes, foi reconhecida pelo alto padrão em serviços de saúde e eficiência administrativa. Apesar da queda nas receitas provenientes dos royalties desde 2008, a cidade mantém um alto nível de serviços públicos, indicando uma gestão eficaz desses recursos.
O levantamento analisou dados de educação, proteção social, desenvolvimento econômico, mobilidade, além de saúde e gestão de qualidade, provenientes de fontes oficiais do período entre 2022 e o primeiro semestre de 2023.
A Agenda Pública, uma OSCIP com mais de uma década de atuação, foca em pesquisa e colaboração intersetorial para impulsionar a governança pública e o desenvolvimento sustentável, fornece por meio desse estudo informações valiosas para o debate sobre a administração pública e a aplicação dos recursos obtidos através da exploração de petróleo e gás.
Os royalties, essenciais para o orçamento de muitos municípios, são pagamentos feitos pelas empresas que exploram esses recursos naturais, que por lei pertencem ao Estado. A eficiente utilização desses fundos é crucial para o bem-estar da população e o desenvolvimento das cidades beneficiadas.